sábado, 7 de novembro de 2009

SISTEMA SOLAR
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes que se encontram no seu campo gravítico e, que compreende os planetas e uma miríade de outros objetos de menor dimensão entre os quais se contam os planetas anões e os corpos menores do Sistema Solar (asteróides, transneptunianos e cometas).
Ainda não se sabe, ao certo, como o sistema solar foi formado. Existem várias teorias, mas apenas uma é atualmente aceita. Trata-se da Teoria Nebular ou Hipótese Nebular.
O Sol começou a brilhar quando o núcleo atingiu 10 milhões de graus Celsius, temperatura suficiente para iniciar reações de fusão nuclear. A radiação acabou por gerar um vento solar muito forte, conhecido como “onda de choque”, que espalhou o gás e poeira restantes das redondezas da estrela recém-nascida para os planetas que se acabaram de formar a partir de enormes colisões entre os protoplanetas.

11 comentários:

  1. Professora Valquiria!
    Parabéns!
    Seu BLOG ficou muito bom, aborda um tema interessante e tenho certeza que seus alunos irão gostar.
    Abraços!
    Thais

    ResponderExcluir
  2. Professora:
    Gostei do seu blog e acho que ajudará muito seus alunos.
    Abraços,
    Ícaro

    ResponderExcluir
  3. Tia Val...

    Seu Blog e muito bonito,gostei de tudo que fez,achei interessante a forma dos alunos aprenderem pelo computador

    ♥Beijos e abracos♥

    Fica com Deus.

    Com muito carinho de Geovanna Goncalves.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito feliz com os comentários! Espero que vocês contribuam também com descobertas e conhecimentos! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Pro, gostei do blog. Pesquisei que tem agora o décimo planeta, o nome é Sedna, mas os astrônomos estão em dúvida e estudando se pode ser mesmo considerado um planeta ou um planetóide.
    Valeu!
    Gustavo

    ResponderExcluir
  6. Pro, gostei do blog. Pesquisei que tem agora o décimo planeta, o nome é Sedna, mas os astrônomos estão em dúvida e estudando se pode ser mesmo considerado um planeta ou um planetóide.
    Valeu!
    Gustavo

    ResponderExcluir
  7. Astrónomo, matemático e geógrafo grego, Cláudio Ptolomeu (Claudius Ptolemaeus) nasceu provavelmente no ano 90 d.C., em Tolemaida, Hérmia (Egipto), e faleceu, por volta de 168 d.C., em Alexandria (Egipto).
    Viveu e trabalhou em Alexandria, onde realizou importantes trabalhos de investigação que deram um grande contributo ao avanço da astronomia, matemática, geometria, física e geografia.
    Ptolomeu escreveu obras importantes das quais se destaca Geographile Hyphegesis, na qual descreveu as terras conhecidas até então, no mundo ocidental, embora com imprecisões de cálculo. Apesar disso, os seus trabalhos serviram de apoio e orientação para as grandes descobertas. Um erro de cálculo fez com que nos seus mapas a Ásia se estendesse mais a leste (ficando mais próxima da Europa). Este facto contribuiu para que Colombo se lançasse na viagem marítima por ocidente. Os seus estudos sobre latitudes e longitudes constituem os alicerces do sistema de coordenadas utilizado hoje em dia. É também autor de Harmonica, um tratado de três volumes sobre música, e de He Mathematiké Syntaxis, cujo título em português é Almagesto. Nesta obra fundamental da Astronomia, dividida em 13 livros, Cláudio Ptolomeu, baseado nas ideias de Hiparco, defendeu a teoria segundo a qual a Terra seria o centro do Universo: a Terra no centro e à sua volta, por ordem de proximidade, giravam a Lua, Mercúrio, Vénus, o Sol, Marte, Júpiter e Saturno. Esta tese, apesar de não ter sido aceite pelos teólogos medievais, prevaleceu durante catorze séculos até ser derrubada, no século XVI, por Nicolau Copérnico. Neste livro, Ptolomeu deu também continuidade ao trabalho de Hiparco, ao catalogar 1022 estrelas, das quais 172 foram descobertas por Ptolomeu; nele é ainda explicada a construção do seu invento, o astrolábio, que serve para determinar a altura de um corpo celeste acima da linha do horizonte.
    As obras Peri Diastáseos (em que defendia o espaço tridimensional) e Peri Ropon (em que abordava a física mecânica), mencionadas pelos cronistas antigos, são atribuídas a Ptolomeu e encontram-se actualmente desaparecidas.

    ResponderExcluir
  8. essas sao as minhas descobertas;Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior no sistema solar com um diâmetro equatorial de 119,300 quilómetros (74,130 milhas). Muito do que se sabe sobre o planeta é devido às explorações da Voyager em 1980-81. Saturno é visivelmente achatado nos pólos, como resultado da rotação muito rápida do planeta no seu eixo. O seu dia dura 10 horas e 39 minutos, e demora cerca de 29.5 anos terrestres para dar a volta ao Sol. A atmosfera é principalmente composta por hidrogénio com pequenas quantidades de hélio e metano. Saturno é o único planeta menos denso do que a água (cerca de 30 porcento menos). No hipotético caso de se encontrar um oceano suficientemente grande, Saturno flutuaria nele. A coloração amarela enevoada de Saturno é marcada por largas faixas atmosféricas semelhantes, mas mais fracas, às de Júpiter.

    ResponderExcluir
  9. estacoes do ano sao causadas pela inclinacao do eixo da Terra relativamente a nossa orbita em torno do sol. Se fossem causadas pela distancia ao Sol seria Verao em todo o lado ao mesmo tempo, mas sabemos que isto nao e verdade! Devido a inclinacao do eixo de rotacao da Terra os sitios da Terra onde os raios do Sol incidem diretamente variam ao longo do ano, e e isso que causa as estacoes do ano.

    Geovanna Goncalves

    ResponderExcluir
  10. Oi professora,
    seu blog está muito interessante,
    eu gostei e espero que ele ajude seus alunos.
    Abraço.

    Raul

    ResponderExcluir